A seguir você encontrará respostas a algumas perguntas freqüentes sobre as transações em linha.

Uma conexão segura é um intercâmbio cifrado de informação entre o website que você está visitando e o explorador da Internet. O código é oferecido através de um documento, denominado certificado, proporcionado pelo website. Ao enviar informação ao website, a mesma chega em forma de código a seu equipamento e é descifrada no website. A RIMA possui o certificado de segurança outorgado pela VeriSign Secured.

No Internet Explorer aparecerá um ícone de cadeado  na barra de estado de segurança. A barra de estado de segurança se encontra à direita da barra de endereços.

Quando visitar um website que usa uma conexão segura, a cor da barra Estado de Segurança indicará se o certificado é válido e mostrará o nível de validação utilizado pela entidade de certificação .

Na seguinte tabela apresentamos o significado das cores da barra Estado de Segurança.

Saber quando confiar em uma web site depende em parte do editor do site, da informação que contém e do que deseja obter do mesmo. Se você não está seguro de poder confiar em um website, é recomendável que pense nas seguintes perguntas:

O website está certificado por uma organização de Internet de confiança ?
Os sites que mostram logotipos de certificação de privacidade concordam em realizar determinadas práticas, como oferecer uma declaração de privacidade detalhada. Leia o certificado de RIMA para confirmar suas boas práticas.
Uma organização de confiança na Internet é uma empresa que comprova que a web site tenha uma declaração de privacidade (uma notificação escrita com relação a forma em que se usa sua informação pessoal) e que lhe ofereça opções sobre o uso de sua informação. As web sites aprovadas por organizações de confiança da Internet podem mostrar os selos de privacidade, normalmente na página principal.

O website solicita informação pessoal?
Se lhe solicitar informação pessoal, somente a proporcione se tiver uma razão justificada para isso. Certifique-se também de que a informação se registre em um formulário seguro. Procure alguma mensagem que indique que a informação se enviará cifrada e comprove a presença do ícone de cadeado  na barra de Estado de Segurança da barra de endereços da Internet Explorer ou na esquina inferior direita da janela no explorer Mozilla Firefox.

Se você  tiver a impressão que o site está tentando lhe enganar com relação a sua identidade, deve entrar em contato com a entidade de certificação cujo nome aparece no certificado e na barra Estado de Segurança.

O conteúdo seguro e não seguro, o conteúdo misto, significa que uma página web mostra elementos usando tanto conexões de servidor web seguras (HTTPS/SSL) como outras que talvez não necessitem segurança (HTTP). Isto costuma acontecer em RIMA dado que o sistema de criptografia somente se aplica quando você fornece informação pessoal (como por exemplo, quando se registra em RIMA e cria sua senha e senha pessoal, confidencial e intransferível), mas não quando você está navegando dentro dos diferentes produtos, para não tornar lento o acesso às páginas de informação científica.

Se tiver problemas ao usar sites que incluam conteúdos mistos, você pode configurar a Internet Explorer para que permita temporariamente mostrar todo o conteúdo misto.

Para permitir conteúdo misto:

1. No explorador da Internet, clique no botão Ferramentas, e a seguir, em Opções de Internet.

2. Clique na aba Segurança e a seguir, no botão Nível personalizado.

3. No quadro de diá No quadro de diálogo Configuração de segurança, desloque-se à configuração Mostrar conteúdo misto na seção Vários e clique em Habilitar.

4.Clique em Aceitar no quadro de diálogo Configuração de segurança e, em Aceitar para sair de Opções de Internet.

Nota: e permitiDepois de permitir o conteúdo misto, você verá as páginas web com conteúdo HTTPS e não HTTPS, mas a Internet Explorer não mostrará o ícone de bloqueio.